Guia Completo de Rodas Para Sua Bicicleta
A escolha de rodas para sua Bike é sem duvidas um dos principais upgrades que você se dar de presente. | postado em 22/03/2022
Independente do estilo da sua bike, mesmo sendo ciclista amador ou profissional, é importante na hora da compra de novas rodas definir qual dos modelos te dará mais conforto e destreza na hora do desempenho.
As rodas são o ponto mais alto da bike, todo mundo quer ter uma roda top em performance. Elas não responsáveis apenas por parte da montagem e beleza da bicicleta, elas também por serem o contato que o ciclista tem com o solo, claro contando que o pneu está dentro do sistema de rodas, proporcionam aerodinâmica, velocidade e segurança durante as pedaladas.
Vamos relacionar o passo a passo para você escolher o melhor conjunto de rodas para sua bicicleta!
Componentes de uma roda
Vamos começar dizendo, para quem for iniciante, que toda roda possuem os seguintes componentes: folha do aro, raio e cubo. Porém cada componente tem suas variações de caraterísticas para mudar o estilo da roda, variando também o preço de cada modelo.
Falando sobre aros
Os aros possuem tamanhos diferentes em diâmetro e largura, o que influencia diretamente no peso da roda e na escolha do pneu, por exemplo, os aros de bike de estrada são mais estreitos do que as de MTB. Alguns padrões são comuns para bikes urbanas, como por exemplo, a utilização de aros 26’’; 27,5’’, também conhecidas como 650b, e 29’’, esses também se aplicam a MTB.
Para as Bikes estradas, adotamos modelos tipo 700c e 650c, um pouco mais comuns, seriam os tamanhos “27,5.
No ciclismo de estrada, por exemplo, as rodas utilizadas hoje são mais largas que as utilizadas em 2015, acompanhando a tendência de pneus mais largos,700x25 ou 28’’, utilizados por equipes internacionais.
No MTB, também houve mudanças, mediante ao aumento do nível técnico exigido, foram adaptados pneus maiores, levando a utilização de aros maiores que a cinco anos atrás.
Considerando essa evolução constante dos acessórios utilizados nas bikes, vale a pena avaliar se os pneus que deseja usar são compatíveis com as rodas escolhidas.
Existe uma variedade imensa de acessórios para ciclismo, mas a premissa é buscar nos produtos a qualidade e conforto que se deseja e se adequa a sua necessidade.
Raios: força e resistência
Os Raios são responsáveis pela maior parte da sustentação de uma roda e conectam o aro ao cubo, quanto maior o número de raios, mais resistente e mais pesada será a roda.
Sobre os formatos de raios, existem vários modelos com diferentes propostas. Os padrões de raiação geralmente são nomeados com base em quantas vezes um raio “cruza” outros raios do mesmo flange do mesmo lado em seu caminho do cubo ao aro.
São 3 os padrões mais comuns:
3-Cross
Padrão 3-Cross (ou 3X) significa que cada raio cruza três outros entre o cubo e o aro. Basicamente, acaba cruzando mais os outros raios, então o “número de cruzamentos” geralmente é um bom indicador da força da roda.
Quanto mais tangencial o ângulo dos raios, melhor eles podem enfrentar as forças de torção exercidas na roda durante a aceleração, a frenagem ou mesmo quando sofrem impactos.
2-Cross
Padrão 2-Cross significa que cada raio cruza outros dois raios entre o cubo e o aro.
Em rodas e cubos de 32 furos, o 2-cross você terá relativa resistência, pesando um pouco menos do que as rodas montadas com o padrão 3-cross.
Para rodas de 24 furos, é necessário um ajuste do equilíbrio do tensionamento entre os raios, nos casos de grande esforço, sendo, mas viável para ciclistas esportivos.
Radial ou 0-Cross
Um padrão radial significa que os raios vão diretamente do cubo para o aro, sem cruzar com nenhum raio no caminho. Eles não são utilizados em rodas traseiras, pois esse ângulo não deixa a roda resistente às forças de torção.
O padrão radial usa os raios mais curtos possíveis gerando menor peso e uma maior aerodinâmica do que os raios girando um sobre o outro.
Os cubos
Os cubos são responsáveis por fixar a roda e transmitir a rotação da mesma. É composto por um corpo, com dois rolamentos e um eixo. Nas rodas traseiras, acoplamos no cubo o item que possibilita fazer a roda traseira girar, o cassete.
Sobre os rolamentos, eles variam de preço e modelo, são eles: rolamentos de esferas soltas (Cup and Cone) e rolamentos selados (cartucho).
Os rolamentos de esferas solta são mais baratos, comuns em bikes de entrada e algumas intermediarias de entrada, são práticos para manutenção, porém são rolamentos mais expostos.
Já os rolamentos selados são mais eficientes, e como o nome já diz, são protegidos por terem um corpo selado.
Agora que já falamos sobre os componentes de uma roda, vamos pontuar os tipos de rodas encontradas no ciclismo de estrada e MTB.
Tipos de rodas de bicicleta
Clincher
São rodas que utilizam câmaras de ar para acomodar os pneus. São muito comuns e sua vantagem é o preço, tanto do par de rodas, quanto no custo de pneus.
Utilizadas por ciclistas amadores, apresentam ótimas rodas em carbono e alumínio, que utilizam desse sistema.
Tubular
O aro Tubular não necessita de câmara de ar, pois o pneu é colado ao aro, é um aro utilizado predominantemente no ciclismo de estrada é mais leve que o Clincher por não necessitar de uma parede lateral para acomodar a câmara de ar.
Porém esse tipo de roda se utiliza de um pneu específico, de alto valor, e que não permitem remendos. Por esses motivos, os aros tubulares estão com pneus cada vez mais difíceis de serem encontrado e fabricas de rodas, parando sua produção.
Tubeless
Também são aros desenvolvidos para ser utilizados sem câmara de ar, mas diferentemente do aro Tubular, utilizam um líquido de vedação que permite que furos sejam vedados. Sua utilização permite uma boa diversidade de pressão tornando-se vantajoso para praticantes de MTB.
Seu preço está entre os aros Clincher e Tubular, e são uma boa aquisição para quem deseja ter um bom acessório que viabilizem reparos rápidos em casos de furos.
Como escolher a sua próxima roda
Antes de responder essa pergunta, faça seu check list: onde vou minha bike? Ciclovia ou estradas; Ciclismo de estrada ou MTB? Faço isso por hobby ou quero competir? Vai ser para utilização diária ou para finais de semana? Quais variações cabem no meu bolso?
É possível encontrar opções de um bom par de rodas que agreguem qualidade e leveza com um bom custo benefício, proporcionando uma experiência excelente sem ter que trocar a bicicleta.
Tudo depende de qual é o seu proposito com a bike, exemplo é você mudar de roda para buscar mais comodidade e conforto, ciclistas que saem do sistema Clincher, e adquirem uma roda Tubeless, se valem desse experimento. Então o melhor é definir o que você necessita!
Fique atento as combinações!
A evolução é gradual e eterna, sempre temos novidades para fazer a bike mais leve, mais rápida, mais confortável, e com isso temos que prestar atenção na hora da compra para todos os itens serem compatíveis.
Vamos de dicas:
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Verifique quais cassetes são compatíveis com o padrão do FreeHub do seu cubo
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Verifique qual o padrão de eixo é compatível com o seu quadro
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Verifique se a largura do pneu da bicicleta é compatível com o tamanho do aro
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Verifique qual o sistema de freio da sua bicicleta (freios a disco ou ferradura)
Qual melhor carbono ou alumínio?
Falando em fibra de carbono, o material mais leve para ser usado em rodas de bikes. Nos esportes, a fibra de carbono é sempre projetada e aplicada para atingir alta performance, e no ciclismo, em qualquer uma de suas modalidades, os ganhos são surpreendentes.
Veja os pros e contras:
Prós - peso reduzido, maior velocidade, mais eficiência, alta absorção de impactos, variedade de modelos.
Com o avanço da tecnologia, há cada vez mais rodas deste material aparecendo no mercado, as marcas estão empenhadas em colocar o que há de melhor e inovador na mão de seus públicos e atletas.
Contras - baixo limite de peso, manutenção especializada, menos durabilidade, custo alto, segurança (são materiais visados para roubo, fazer um seguro pode ser uma opção).
Veja se o seu desempenho e uso necessitam de um par de rodas desse tipo específico, voltado mais ao uso profissional. O ideal é que você pesquise os diferentes modelos, leia as recomendações de cada fabricante e também converse com os ciclistas que usam e com vendedores antes de adquirir as suas.
Um ponto também importante é que o carbono pode sofrer mais com fadigas que o alumínio, então em longo prazo, a fibra de carbono pode ter fissuras ou observar tricas em situações de quedas, e nesse caso é recomendada a substituição da peça.
Já o alumínio é uma opção com menor custo, tem vantagem com relação a fadiga, possui modelos de rodas extremamente leves, pois se utilizam de ligas melhores e uma melhor construção em geral, a ponto de serem mais leves que algumas rodas de carbono de entrada.
Depois de todas essas informações, deu para perceber que as rodas são itens primordiais para o funcionamento da bike e que é o melhor upgrade que você poderia dar para melhoria do desempenho, seja ele no ciclismo de estrada ou MTB.
Tudo que você precisa, a AtivoBike tem!
Está pensando nessa mudança? Quer fazer um upgrade na sua Bike? Se estiver com dúvidas e não sabe quais componentes comprar, entra em contato com a gente!
A AtivoBike tem de tudo para você e sua bike! Até a próxima!